Projeto ARETE - Recrutamento de professores
Content links
Projeto ARETE - Recrutamento de professores
![](https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/styles/slider_homepage_701x287/public/arete.jpg?itok=PdwDOefB)
Projeto ARETE e Realidade Aumentada: Realidade Aumentada (RA) - A European Schoolnet está a recrutar professores para a coordenação de dois estudos-piloto.
Call para coordenadores de professores - Projeto ARETE e Realidade Aumentada: Realidade Aumentada (RA)
Este projeto surge no âmbito do debate sobre como melhorar a educação recorrendo ao uso de novas tecnologias. Numa fase em que a Europa está prestes a tornar-se um líder global em RV e RA*, a Realidade Aumentada representa um grande potencial para a educação do futuro.
Neste contexto, com o projeto ARETE, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
a) desenvolver, integrar e disseminar tecnologia interativa através de métodos e ferramentas de RA, para criar e conectar sistemas digitais existentes e construir um ecossistema competitivo pan-europeu que apoie a disseminação rápida de conteúdo de aprendizagem aumentada para um grande público;
b) reforçar as capacidades de investigação e industriais na Europa, para desenvolver futuros dispositivos e conteúdos interativos para a educação;
c) apoiar o esforço existente para procurar oportunidades oferecidas por interacções multiutilizador com tecnologias RA na educação.
No projeto ARETE, a European Schoolnet é responsável pelo recrutamento, seleção e coordenação de professores de toda a Europa que irão testar, com os seus alunos, duas soluções RA interativas ARETE em salas de aula. Neste sentido, irá desenvolver dois estudos-piloto:
• O Estudo-piloto 1 incluirá cerca de 40 professores para testar uma solução de RA alfabetizada em inglês (fornecida por WordsWorthLearning);
• O Estudo-piloto 2 terá mais de 170 professores a utilizar uma solução de RA para o ensino de geometria e geografia (fornecida pela CleverBooks).
Nesta fase, a European Schoolnet está a tentar identificar e recrutar professores para os ajudar a coordenar estes dois estudos-pilotos:
ARETE – Estudo-piloto 1 - Call para coordenadores de professores:
A European Schoolnet está a recrutar 2 professores de inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico ou professores do ensino especial, de alunos do 4.º ao 6.º ano do ensino básico (com idades entre os 9 e os 12 anos em janeiro de 2021).
Os docentes selecionados devem trabalhar em escolas onde o inglês é a principal língua de ensino na UE e em países associados ao H2020, como é o caso de Portugal.
A sua função será coordenar os professores que participam nas atividades do Estudo-piloto 1 do ARETE e participarem eles próprios neste estudo.
O ARETE Estudo-piloto 1 estuda os efeitos da implementação das soluções de realidade aumentada interativa do WordsWorthLearning (WWL-AR) para o ensino e a aprendizagem do Inglês, com alunos do ensino básico, que apresentam um baixo desempenho típico em testes de Inglês.
• Esta Call decorre até ao dia 23 de outubro de 2020
• Para inscrição e mais informações, é favor aceder ao seguinte link: https://www.areteproject.eu/newsevents/body,514766,en.html
• Para partilhar este pacote promocional com os colegas, é favor aceder ao seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1GCXJcm7Knl3woGQOgIR2w9cpeTFUgbbh/view?usp=sharing
ARETE – Estudo-piloto 2 - Call para coordenadores de professores:
A European Schoolnet está a recrutar 8 professores do 1.º ciclo do ensino básico (alunos do 4.º ano - com idades entre os 8 e os 11 anos em setembro de 2021).
O objetivo consiste em que os docentes selecionados venham a coordenar, no seu país, os professores que participam do estudo-piloto relativo a soluções interativas de realidade aumentada (RA) para geometria e geografia fornecidas pela CleverBooks (ARETE Pilot 2), participando desse estudo eles próprios.
Estes 8 coordenadores de professores serão recrutados nos seguintes países (um professor por país): Grécia, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia / Croácia / Macedónia Norte e Espanha.
• Esta Call decorre até ao dia 23 de outubro de 2020
• Para inscrição e mais informações, é favor aceder ao seguinte link: https://www.areteproject.eu/newsevents/body,514767,en.html
• Para partilhar este pacote promocional com os colegas, é favor aceder ao seguinte link: https://drive.google.com/file/d/10yQnlVZZ-upADLujCAXz1d8AJQgxEtJm/view?usp=sharing
*Realidade virtual (RV) ou (VR) é uma tecnologia de interface entre o utilizador e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença num ambiente virtual diferente do real. Recorrendo a técnicas e equipamentos computacionais, procura-se “ampliar” o sentimento de presença do utilizador no ambiente virtual.
Realidade aumentada (RA) ou (AR) é o termo que designa o processo de integração de elementos ou informações virtuais em visualizações do mundo real através de uma câmara e com o uso de sensores de movimento. A utilização mais popular da realidade aumentada tem um caráter lúdico, correspondendo à utilização de filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e jogos como o Pokémon GO. Porém, atualmente a realidade aumentada é utilizada também no ensino, no design de produtos, marketing, entre outros, campos em que revela grande potencial.