Português Língua Não Materna (PLNM) – Novos documentos de orientação e de posicionamento
Content links
Português Língua Não Materna (PLNM) – Novos documentos de orientação e de posicionamento
No quadro das medidas de política educativa promotoras da integração e inclusão de alunos migrantes, foram produzidos novos documentos orientadores e de posicionamento, os quais se encontram disponíveis na página da DGE dedicada ao Português Língua Não Materna.
O acervo documental, que compreende orientações para o Nível Zero e modelos de testes de posicionamento, pode ser consultado e descarregado no separador «Guia Nível Zero e Testes de Posicionamento».
O guia Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes: Orientações para o Nível Zero constitui um instrumento de apoio que oferece orientações práticas às escolas para a operacionalização das medidas a proporcionar a alunos migrantes com conhecimentos muito reduzidos de português.
São igualmente disponibilizados dois modelos de Testes de Posicionamento, a saber:
- Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
- Teste de Posicionamento Português Língua Não Materna (PLNM) - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Os Testes disponibilizados constituem um modelo para a construção de instrumentos de posicionamento por parte das escolas, indicando o que deve ser avaliado e como.