Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva junta mais de 2 mil participantes na Alfândega do Porto
Content links
Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva junta mais de 2 mil participantes na Alfândega do Porto

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto abre as suas portas ao Fórum Nacional de Clubes Ciência Viva na Escola. É já nos dias 4 e 5 de abril, sexta-feira e sábado, que a cidade Invicta recebe Clubes Ciência Viva na Escola, Centros Ciência Viva e instituições científicas de todo o país, para juntos construirmos o futuro do conhecimento. No total, serão mais de 2 mil os participantes deste encontro da comunidade escolar.
Ao longo de dois dias são várias as atividades que compõem o programa, com sessões práticas dedicadas aos mais diversos temas científicos e tecnológicos, como o mundo vegetal, a química das estrelas ou a Inteligência Artificial (IA), o lançamento de um livro, a gravação ao vivo de um podcast ou um espetáculo de magia, em que a ciência faz parte da fórmula.
O coro da Escola Ciência Viva de Arcos de Valdevez fará a abertura do evento, a 4 de abril, com um espetáculo que antecede as intervenções de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e da Energia, David Sousa, Diretor-Geral de Educação, Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, e Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.
O jornalista Francisco Sena Santos e o geofísico Filipe Duarte Santos, que dão voz ao programa e podcast “A Escala do Clima” da RTP/Antena 1, gravam ao vivo um episódio sobre emergência climática com as convidadas Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Mariana Gomes, jurista e Presidente e Fundadora da ONG "Último Recurso". Ainda sobre alterações climáticas, Pedro Russo, Professor da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, e membro da Direção da Ciência Viva, apresenta o livro “Almanaque do Carbono”. Rui Dias, Professor da Universidade de Évora e Presidente da Comissão Científica do Centro Ciência Viva de Estremoz, fez a revisão científica do livro, e encerra o primeiro dia do Fórum com a conferência “Sustentabilidade Insustentável?!...”.
No dia 5 de abril, jovens jornalistas entrevistam os investigadores Alexandre Quintanilha e Fátima Carneiro, do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Uma atividade inserida no projeto PÚBLICO na Escola, que aproxima a atualidade mediática às comunidades educativas. Nas sessões práticas do dia, professores e estudantes descobrem a ciência escondida nos livros, a vida secreta dos micróbios ou como inovar com IA. O evento termina com o espetáculo Ciência2 = Magia, do afamado mágico Luís de Matos.
Durante os dois dias do evento decorre a Mostra de Ciência e Tecnologia, onde são apresentados projetos desenvolvidos pelos Clubes Ciência Viva na Escola. Participam mais de 250 entidades, entre escolas, instituições científicas, Centros Ciência Viva e associações.
Os Clubes Ciência Viva na Escola são um programa da Ciência Viva e da Direção-Geral de Educação, que conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), da União Europeia.
Pela relevância e abrangência deste Fórum, que promove um grande encontro de projetos, debates, oficinas e partilha de experiências, é importante poder contar com o maior número possível de Clubes Ciência Viva na Escola.
Neste sentido, para servir os seus propósitos, este fórum equivale a uma formação registada, na modalidade de Ação de Curta Duração, pelo Centro de Formação Ciência Viva.
Constituindo, por isso, um momento fundamental de formação, de partilha de saberes e práticas, foi atestado por parte do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação o interesse deste Fórum e concedida, a título excecional, dispensa especial de serviço, ao abrigo do Art.º 9.º da Portaria n.º 345/2008, de 30 abril, para formação aos Coordenadores dos Clubes Ciência Viva na Escola que venham a participar no Fórum Nacional de Viva na Escola, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.