SCIREARLY: Para uma educação de infância de qualidade na Europa

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SCIREARLY: Para uma educação de infância de qualidade na Europa

No âmbito do projeto SCIREARLY, que tem como principal objetivo combater o abandono escolar na Europa através de práticas cientificamente comprovadas, a Direção-Geral da Educação (DGE) realizou no passado dia 23 de janeiro um seminário dialógico, na escola sede do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, a fim de se refletir sobre a importância de uma educação de infância de qualidade.

No âmbito do SCIREARLY, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação/DGE tem o papel de contribuir para a escalabilidade e disseminação dos resultados deste projeto, envolvendo outras partes interessadas, tais como decisores, líderes escolares, entre outros. Além disso, a oportunidade de aprendizagem entre pares com outros parceiros de diferentes países é um valor acrescentado para a ação da DGE de apoiar as escolas na promoção do sucesso educativo e no combate ao abandono escolar.  

Este seminário esteve direcionado para decisores, investigadores e outros interessados numa educação de elevada qualidade na infância, nomeadamente representantes de escolas inseridas no Programa TEIP4. Visou a partilha de resultados do projeto, nomeadamente no que se refere à investigação desenvolvida no WP2 High Quality ECEC, tendo-se centrado na disseminação de recomendações sobre a importância de uma educação de infância de qualidade, enquanto preditor de sucesso educativo das crianças e jovens, e no seu contributo para a diminuição do abandono escolar. Numa segunda parte foi feita a análise de um conjunto de tópicos em quatro grupos de trabalho (Inclusão e Diversidade; Desenvolvimento profissional; Currículo; trabalho colaborativo: profissionais, crianças, equipas e comunidade), a que se seguiu uma interessante e participada discussão em plenário.

A informação recolhida pelas diferentes instituições do consórcio está incluída em vários documentos disponíveis na página do projeto. O documento mais recente compreende recomendações de políticas educativas que os parceiros consideraram ser eficientes para assegurar uma aprendizagem e desenvolvimento de qualidade e equitativo para todas as crianças, principalmente as que vivem em contextos vulneráveis. 

Em caso de dúvidas ou se pretender obter mais informações, consulte o sítio Web do projeto ou contacte por correio eletrónico para o seguinte endereço: scirearly@deusto.es