III Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo”

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III Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo”

As inscrições para a III Edição do projeto “Pergunta a um Ecólogo” estão abertas até 30 de novembro de 2024.

Este projeto, promovido pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), com o objetivo de envolver jovens em temas ambientais e ecológicos da atualidade e de incentivar a prática da escrita, é direcionado a professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

Envolto num espírito de promoção da literacia científica e construído a partir da ligação entre os alunos e os investigadores/cientistas (os ecólogos), por via de cartas elaboradas em contexto escolar, este projeto apresenta uma metodologia que estimula o conhecimento científico, o espírito crítico e a cidadania ativa dos alunos. Promove a aprendizagem em grupo, a integração entre disciplinas e o desenvolvimento da escrita como forma de expressão e comunicação, o que reforça as competências de leitura e interpretação.

De forma abreviada, as etapas do projeto são as seguintes:

  1. A SPECO e os CTT apresentarão o programa às escolas e aos professores responsáveis por acompanhar as turmas; 
  2. Os professores de Ciências/Biologia e/ou outras disciplinas, como por exemplo, Português, trabalharão com as turmas para que cada grupo de alunos desenvolva a pergunta sobre ECOLOGIA que desejam ver respondida;
  3. O professor responsável reunirá as perguntas da turma ou clube e selecionará, com os alunos, uma ou duas (mais pertinentes)  relacionadas com problemas reais e locais. A(s) questões serão redigidas e enviadas por carta manuscrita para a SPECO. A SPECO e os CTT fornecerão todo o material necessário, (envelopes e selos) para a implementação do projeto;
  4. A SPECO encaminhará as cartas para os ecólogos mais adequados para responder às perguntas; 
  5. Após a recolha das respostas, a SPECO reenviará uma carta com as respostas dos investigadores aos professores responsáveis;
  6. Um investigador, ou representante da SPECO, poderá visitar a escola para partilhar o impacto da atividade com os estudantes e responder a questões que possam ser abordadas na altura, depois da leitura das respostas enviadas. Estas visitas podem ser agendadas, dependendo para isso da disponibilidade de agenda do investigador, oportunidade para a escola e apoio financeiro necessário.

Para mais informações e inscrições, consulte a página da SPECO.