Está aqui
Programa de Assistentes de Espanhol em Portugal
Content links
Programa de Assistentes de Espanhol em Portugal
Enquadramento em vigor
Acordo Cultural entre Portugal e Espanha, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 654/70, de 29 de dezembro; Memorando de Entendimento no âmbito do Ensino Não Superior, entre o Ministério da Educação da República Portuguesa e o Ministério de Educação e Ciência do Reino de Espanha, assinado a 19 de janeiro 2008; e Memorando de Entendimento no âmbito do Ensino Não Superior e da Língua, entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação e Ciência da República Portuguesa e o Ministério de Educação, Cultura e Desporto do Reino de Espanha, celebrado a 9 de maio 2012.
Implementação
Programa de mobilidade de Assistentes de língua espanhola, implementado em Portugal desde 2021/2022, em regime de reciprocidade com o Programa de Assistentes de Português em Espanha (Auxiliares de conversación), implementado a partir de 2009/2010.
Objetivos
- Sensibilizar os alunos portugueses para o conhecimento da língua espanhola e das culturas hispânicas;
- Contribuir para a melhoria das competências linguísticas dos alunos em Espanhol, particularmente ao nível da oralidade;
- Apoiar os docentes de Espanhol dentro e fora do espaço da sala de aula, desenvolvendo atividades comunicativas;
- Criar e dinamizar um Clube de Espanhol, desenvolvendo atividades lúdicas e culturais diversificadas.
Destinatários
Agrupamentos/escolas dos ensinos básico e secundário, incluindo os(as) envolvidos(as) no Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF).
N.º Assistentes/Agrupamentos envolvidos
- 5 Assistentes de Espanhol por ano letivo;
- 5 Agrupamentos/escolas por ano letivo, distribuídos(as) pelas regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Acompanhamento e formação
• Reunião de Acolhimento e Informação, organizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), e Sessão de Formação da responsabilidade da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal;
• Reunião de Acompanhamento e Avaliação, organizada pela DGE em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e Sessão de Formação da responsabilidade da Consejería de Educación;
• Balanço intermédio e Relatório final, elaborados pelo Assistente de Espanhol, em articulação, se necessário, com o Professor-tutor do agrupamento/escola de afetação.
Serviços e parceiros envolvidos
DGE, DGEstE, Secretaria-Geral da Educação e Ciência & Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal.