Está aqui

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Content links

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

 

PROJETO “CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA” (CCVnE)

A DGE e a Ciência Viva promovem a iniciativa “Clubes Ciência Viva na Escola” nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, Escolas Profissionais e Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, desde 2018. Os CCVnE funcionam nas Escolas como espaços de ciência abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo atividades de educação em ciência, nomeadamente o ensino experimental das ciências, em articulação com diferentes áreas do saber, como a matemática, as ciências da vida, a literatura e as artes. Os CCVnE potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, constituindo parcerias sólidas com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais. 

Inicialmente formarem-se 237 Clubes (206 em Portugal continental, 2 nas Regiões autónomas, 2 em Escolas Portuguesas no Estrangeiro e 27 escolas privadas) abordando áreas temáticas no âmbito de Ciências Naturais, Física e Química, Matemática, TIC, Ciências Sociais e Humanas, Artes, Robótica, Fotografia, Cidadania, entre outras.

Em outubro de 2019 foi criada a REDE de CCVnE com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a dinamização destes espaços de ciência nas escolas, estimular o intercâmbio, a partilha de recursos e conhecimentos com as entidades parceiras que integram a REDE. Promovendo igualmente a realização de ações de capacitação de professores e a dinamização de encontros para reflexão/discussão sobre perspetivas, práticas e metodologias para o ensino das ciências. 

Atualmente a Rede de CCVnE é composta por 897 clubes em 718 AE/ENA (tendo algumas mais de um clube). Participam ativamente neste projeto 717 941 alunos, 3531 docentes de várias áreas disciplinares e 3968 entidades parceiras.

Este projeto já passou por diversas etapas, das quais se destacam as seguintes:

1. CANDIDATURAS A CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA e JORNADAS DE PARCERIAS - 2018

Entre setembro e outubro de 2018 decorreu a fase de candidaturas a Clubes de Ciência Viva na Escola onde foram aprovados 237 CCVnE, neste âmbito, decorreram entre dezembro de 2018 e março de 2019, 9 Jornadas de Parceria (Lisboa, Proença-a-Nova, Bragança, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Estremoz), com o objetivo de aproximar escolas e parceiros.

2. ENCONTRO DE LANÇAMENTO DA “REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA” - 2019

Em outubro de 2019 decorreu o Encontro de Lançamento da Rede com o objetivo de reunir todos os clubes, os parceiros e os especialistas, propiciando uma reflexão sobre as dinâmicas da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” e o papel destes espaços de ciência na promoção de atividades transversais e interdisciplinares nas escolas. Além disso, pretendia fazer-se uma abordagem ao caminho já percorrido, salientar o papel fundamental das parcerias e referir perspetivas futuras.

3. FACEBOOK – “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” – 2019 

Foi desenvolvida uma página Facebook dedicada a este projeto, tendo como objetivo gerar um meio facilitador de comunicação entre a Coordenação Nacional e os vários Clubes CCVnE, assim como promover a partilha de informação entre os Clubes, potenciando a divulgação do trabalho dos clubes através da REDE de partilha. 

4. MICRORREDES – Sessões de trabalho em proximidade - 2020

Durante o mês de janeiro de 2020 decorreram 17 sessões de trabalho de âmbito local, por todo o país e 1 sessão online com as escolas das ilhas e CPLP, com o objetivo de dinamizar, fortalecer e divulgar a Rede. Estes encontros potenciaram a partilha e a divulgação de práticas, bem como os constrangimentos e as potencialidades do trabalho realizado no âmbito dos Clubes. 

5. ENCONTROS TEMÁTICOS ONLINE – WEBINARES – 2021

Realizaram-se 6 webinars, com o objetivo de partilhar informação científica relevante, com aplicabilidade às temáticas relativas aos clubes.

6. CATÁLOGO NACIONAL DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA - 2021

O catálogo que tem como objetivo divulgar boas práticas das escolas que fazem parte desta iniciativa e de testemunhos de diversos parceiros que constituem a REDE. 

Descubra-o em https://www.dge.mec.pt/catalogo-CCVne/

7. FÓRUM NACIONAL DE PROJETOS de Ciência - 2021

No dia 23 janeiro 2021 realizou-se o Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola, tendo como objetivos fundamentais estabelecer comunicação/divulgação de atividades dos CCVnE a nível nacional; partilha da atividade científica atual através da realização de comunicações científicas de áreas diversas; divulgar o catálogo nacional da Rede CCVnE, os Stands das diferentes escolas, o Stand DGE e o Stand Ciência Viva.

8. ALARGAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA REDE NA REGIÃO DO ALGARVE - 2021-2023  

A Coordenação Nacional continua a acompanhar o trabalho dos CCVnE e a reunir esforços no sentido do alargamento da REDE e da obtenção de novos financiamentos. Para a região do Algarve efetivou este alargamento e acompanhamento, entre 2021 e 2023, com apoio da linha de financiamento do CRESC Algarve. Neste seguimento e com o intuito de dinamização da REDE realizaram-se diversas reuniões e sessões de trabalho com as escolas da região, assim como diversos encontros regionais, reuniões de microrredes, visitas às escolas e conversas com cientistas, que se enunciam de seguida:

  8.1. REUNIÔES DE MICRORREDES – online em junho 2021 e presenciais em fevereiro de 2023    

  8.2. ENCONTROS REGIONAIS TEMÁTICOS E DEBATES COM CIÊNCIA - online

  • “A IMPORTÂNCIA DAS PRADARIAS MARINHAS NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”, com Rui Santos;
  • “GEOLOGIA URBANA NO ALGARVE: 3 CIDADES, 3 OPORTUNIDADES”, com Luís Azevedo Rodrigues; 
  • “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”, com Cristina Veiga-Pires;
  • A BIODIVERSIDADE EM PORTUGAL”, com Domingos Lopes, Ana Cátia Vasconcelos, Elsa Froufe, Carlos Aguiar e Patrícia Tiago; 
  • A ECONOMIA CIRCULAR EM PORTUGAL”, com Isabel Ramos, Maria Raquel Lucas, Margarida Teixeira e Margarida Pereira;
  • CONSUMO SUSTENTÁVEL”, com Ana Isabel Costa e Ana Paula Fernandes.

  8.3. VISITAS ÀS ESCOLAS DA REGIÃO DO ALGARVE – MAIO DE 2022 

  8.4. ENCONTRO REGIONAL - presencial - fevereiro de 2023; 

         Reveja o encontro completo em https://www.youtube.com/watch?v=mIFqjJUTwXo

  8.5. ENCONTRO REGIONAL DE AVALIAÇÃO - junho de 2023.  

  8.6. CATÁLOGO DA REDE DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA – REGIÃO DO ALGARVE 2021-2023

9. ALARGAMENTO DA REDE – PRR E PLANO ESCOLA+ 21/23  

O Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, e o Plano Escola+ 21|23, através da medida específica Recuperar Experimentando, previram o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica, através do alargamento da Rede Clubes Ciência Viva na Escola a mais 650 novos Clubes em todo o território nacional. Dirigindo os projetos para a recuperação das aprendizagens e a promoção do sucesso escolar, potenciando as abordagens STE(A)M. 

Assim, o alargamento da Rede foi lançado dia 20 de outubro 2021, pelo Ministro da Educação, tendo a aprovação de novos clubes decorrido em 2 fases: em abril de 2022 foram aprovados 465 novos clubes e em outubro de 2022 integraram na Rede mais 188 clubes.

A coordenação nacional continua a acompanhar e a promover a divulgação do trabalho destes clubes, assim como a sua atualização científica.

10. ENCONTRO NACIONAL DE CCVnE no Pavilhão do Conhecimento OUTUBRO DE 2022 e 2023

Estes Encontros permitiram a partilha dos trabalhos desenvolvidos pela Rede de Clubes Ciência Viva na Escola e pelas Instituições científicas, pelas empresas, pelos museus e centros de ciência. A presença das diferentes instituições criou oportunidades de estabelecimento de novas parcerias.

Reportagem: https://clubes.cienciaviva.pt/encontro-nacional-de-clubes-ciencia-viva-na-escola-2023

11. CONVERSAS COM CIÊNCIA – ONLINE

  • CONSUMO SUSTENTÁVEL”, com Ana Isabel Costa e Ana Paula Fernandes;
  • SUSTENTABILIDADE E ENERGIA”, com João Fernando Gomes e David Loureiro;
  • SUSTENTABILIDADE DA ÁGUA”, com Leonor Amaral e Helena Alegre;
  • RISCOS NATURAIS”, com Maria José Roxo e João Duarte;
  • TIPOS DE MEDIA E AS TIC”, com Cristina Ponte, Guilhermina Miranda e Mónica Aresta;
  • A INTEGRAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO”, com Eunice Macedo, Leonor Torres e João Sebastião;
  • Biodiversidade”, com Carla Pinto-Cruz e Vânia Proença;
  • “Espaço”, com Rui Agostinho e Sonia Antón;
  • “Redes Digitais”, com Ana Margarida Dias da Silva e Luísa Alvim;
  • “Literacia do Oceano”, com Ana Rita Lopes;
  • “Inteligência Artificial”, com Martinha Piteira e Pedro Marcelino;
  • “Proteção Civil”, com Domingos Viegas e de Ângela Silva Santos.

12. CONTINUIDADE DO PROJETO

O próximo FÓRUM NACIONAL de CCVnE está agendado para outubro de 2025. 

Estão a ser programadas novas ações de capacitação online com o objetivo de apoiar as necessidades específicas dos docentes.

Está prevista a atribuição de um kit identificativo, como forma de distinguir estas Escolas pelo seu trabalho em prol da contribuição para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e da restante comunidade.

Para mais informações: https://clubes.cienciaviva.pt/