Está aqui

3C4Life

Content links

3C4Life

 

3C4Life

Perspetivas para professores das áreas STEM:

Orientação Profissional – Intercâmbio Colaborativo – Desenvolvimento de Competências na Educação

 

Introdução

O projeto 3C4Life (2021-2024) - Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development -, financiado pela União Europeia, pretende valorizar a profissão docente numa Europa que enfrenta, atualmente, uma escassez generalizada de professores.

A aposta passa por valorizar a profissão docente, nos seguintes termos:

✓ Deve ser estabelecida uma imagem positiva da profissão docente, tanto entre os professores como na sociedade.
✓ A profissão docente deve ser entendida como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, incluindo a utilização de abordagens pedagógicas inovadoras.
✓ A prática colaborativa e as comunidades de aprendizagem profissional devem ser promovidas e ancoradas.
✓ Os professores devem receber apoio desde o início e ao longo das suas carreiras para permitir o crescimento profissional.

Porque o desenvolvimento das competências profissionais e digitais e da gestão do percurso profissional dos docentes (em pré-carreira e na carreira) exige condições de excelência, o projeto 3C4Life reuniu uma estrutura de 12 parceiros de 6 países europeus - Alemanha, Lituânia, Holanda, Portugal, Espanha e Turquia - (em cada país, um parceiro de investigação encontra-se associado a uma autoridade educativa). Este consórcio tem como missão promover um sistema de educação STEM com a capacidade para apoiar os professores no enriquecimento do seu percurso profissional. Será simultaneamente um projeto de investigação, que pretende construir um conjunto de evidências acerca da carreira docente, da sua relação com a área STEM e da colaboração entre profissionais, que poderão sustentar mudanças em prol da valorização da profissão docente na Europa.

No contexto português, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) é a instituição responsável pelo projeto, nomeadamente pela customização e manutenção da plataforma de suporte ao seu desenvolvimento, tendo como parceiro estratégico a Direção-Geral da Educação.

 


 

Plataforma teach4life

Através do desenvolvimento de uma plataforma totalmente digital para professores STEM, com um conceito inovador de incremento profissional, o objetivo do 3C4Life incide na promoção da mudança em termos profissionais. Esta plataforma - teach4life - irá permitir aos docentes desenvolver:

✓ Um processo sequencial de estímulos motivacionais;
✓ Uma variedade multidirecional de perspetivas de desenvolvimento;
✓ Uma colaboração instigadora de melhoria da docência através de comunidades de prática.

Para o efeito, esta estrutura contempla três áreas de ação:

✓ Carreiras: neste separador encontra-se um conjunto de testemunhos inspiradores de docentes que assumem diferentes funções para além da prática letiva, seja dentro da escola, no ensino superior, seja no seio das autoridades educativas, revelando uma miríade de opções profissionais que se encontram ao alcance dos docentes;
✓ Colaboração: esta secção apresenta duas ferramentas facilitadoras da criação de comunidades de prática profissional e de partilha de experiências, abrangendo o panorama nacional e internacional. Os fóruns de discussão estão divididos em temáticas, de acordo com os interesses dos participantes. Para aceder a estas comunidades, é necessário registo;
✓ Competências: neste bloco, para cada área STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, são oferecidos desafios a serem aplicados em sala de aula, abrangendo metodologias tão diversas como o Ensino por Investigação (IBL), Contexto da Vida Real (AC) e Questões Sociocientíficas (SSI), os quais serão atualizados.

 


 

Formação

Como forma de complementar o envolvimento dos docentes na plataforma teach4life, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) desenvolveu, entre 2022 e 2023, oficinas de formação acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), com a duração de 50 horas. Estas oficinas de formação abrangeram um total de cerca de 170 professores.

As oficinas centraram-se na exploração de práticas pedagógicas inovadoras que permitiram desenvolver a integração STEM, bem como na abordagem de cenários de aprendizagem STEM, desenvolvidos no âmbito do projeto. Assim, definem-se como principais objetivos a atingir pelos formandos:

✓ Explorar práticas pedagógicas STEM inovadoras, a partir da exploração de recursos do projeto europeu 3C4Life, com recurso às tecnologias.
✓ Desenvolver a capacidade de selecionar, adaptar e conceber atividades e cenários de aprendizagem STEM inovadores, promotores do desenvolvimento de competências dos alunos.
✓ Promover a colaboração entre professores e contribuir para a sua motivação na carreira, a partir de exemplos disponíveis na plataforma do projeto 3C4Life.

Está prevista a realização de um Encontro Nacional em Educação STEM, que decorrerá no IE-ULisboa a 3 de junho de 2023 e que corresponderá ao culminar deste momento formativo e ao convite para os docentes refletirem acerca das suas necessidades de desenvolvimento profissional e da forma como a plataforma se constitui um instrumento facilitador para alcançar os seus objetivos.

 


 

II Conferência Nacional Educação STEM

A II Conferência Nacional Educação STEM decorreu no dia 3 de junho de 2023, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, constituindo-se o corolário das oficinas de formação no âmbito da exploração da plataforma teach4life (Projeto 3C4Life) as quais abrangeram um total de cerca de 170 professores.

Através da discussão de questões emergentes sobre a Educação STEM, a II Conferência Nacional Educação STEM foi, também, um momento formativo aberto à comunidade educativa, mobilizando investigadores, professores de escolas básicas e secundárias e associações profissionais de professores ligados a áreas STEM.

O Encontro incluiu uma conferência plenária, sessões de apresentações e workshops. As sessões de pósteres e as sessões paralelas foram dedicadas à apresentação de trabalhos de investigação na área da Educação STEM. 

Esta iniciativa foi certificada como formação de curta duração de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).

Mais informações.

Aceda aos pósteres científicos

 


 

Policy Seminar 3C4Life na Conferência ESERA 2023

A conferência da European Science Education Research Association - ESERA 2023 foi enriquecida com um seminário sobre políticas públicas na área STEM intitulado Challenges and Opportunities of STEM Education - Bridging Science, Practice, and Policy in Europe, no âmbito do projeto 3C4Life Erasmus+. Este seminário reuniu um grupo de investigadores, representantes do Ministério da Educação, decisores políticos, educadores, entre outros. O evento contou com a participação de cerca de 60 participantes, em representação de vários setores, como ministérios da educação, empresas centradas na educação, universidades e a comunidade docente. Portugal foi representado pela Dra. Mónica Baptista, do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, e por Ana Luísa Alves, da Direção-Geral da Educação, tendo sido apresentada por Portugal a comunicação Competence Development in STEM Education: How to Promote Teachers’ Learning?.

A sessão do painel, iniciada por Agueda Gras-Velazquez, girou em torno de três pontos fundamentais relativos à política educativa na área STEM, abordando a perceção geral das carreiras neste campo de estudos, as estratégias para manter os professores na profissão e a procura de educadores nestas áreas científicas. O debate aprofundou ainda vários tópicos, incluindo a participação dos professores em programas de formação, os estereótipos em torno do desenvolvimento dos professores, a relevância do material de desenvolvimento profissional contínuo, a aplicação dos resultados da investigação a vários níveis administrativos, os desafios enfrentados pelas partes interessadas, o papel dos ambientes de aprendizagem não estruturados e o impacto e os resultados globais das iniciativas debatidas.

No final do seminário sobre políticas, foi sublinhado o panorama multifacetado da educação STEM na Europa, abordando as trajetórias profissionais dos professores destas áreas curriculares, os obstáculos que encontram e o potencial das ferramentas do projeto para enfrentar estes desafios. O seminário foi gravado e as ideias partilhadas podem ser consultadas através desta hiperligação: https://youtu.be/LqFBrkhbqAs

 


 

Publicação 3C4Life - Perspectives for Lifelong STEM Teaching – Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development

A brochura 3C4Life - Perspectives for Lifelong STEM Teaching – Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development, que aqui se apresenta, visa apoiar os professores em prol de um processo ensino-aprendizagem mais profícuo na área STEM, oferecendo-lhes perspetivas de aprendizagem ao longo da vida no âmbito da orientação profissional, da prática colaborativa e do desenvolvimento de competências.

Baseada na plataforma teachforlife, esta publicação apresenta os principais objetivos, estratégias e oportunidades do projeto 3C4Life, para além de abordar alguns obstáculos nestas áreas científicas e algumas formas de os ultrapassar, constituindo-se matéria de interesse para os atuais e futuros professores da área STEM. Trata-se igualmente de um livro motivador para a incorporação de novas práticas e abordagens de ensino inovadoras a desenvolver em sala de aula, conducentes ao desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável.

Consulte a publicação.

 


 

Artigo do boletim Noesis

“Educação STEM no contexto nacional: contributos do projeto 3C4Life”

Mónica Baptista, coordenadora nacional do projeto 3C4Life, apresentou, no boletim Noesis da Direção-Geral da Educação, o artigo de divulgação “Educação STEM no contexto nacional: contributos do projeto 3C4Life”. Para além de explicitar a génese da educação STEM, esta publicação também realça a mais-valia desta iniciativa europeia, bem como a estratégia formativa adotada em Portugal, de modo a promover a integração destes saberes junto dos docentes.

Consulte o artigo.

 


 

Webinar “3C4Life - Perspetivas para professores da área STEM”

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, promoveu o webinar “3C4Life - Perspetivas para professores da área STEM”, no dia 27 de fevereiro de 2024, para o qual convidou toda a comunidade educativa.

Na introdução desta iniciativa, a Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, enquadrou o projeto 3C4Life, quanto aos desafios e objetivos estabelecidos, bem como salientou os resultados profícuos da parceria entre os dois organismos. Coube a Mónica Baptista, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenadora nacional do projeto, a descrição e a apresentação de resultados preliminares do projeto 3C4Life, tendo evidenciado a mais-valia da formação de docentes para o seu sucesso a nível nacional, facto reconhecido internacionalmente. Joana Ramos, docente do AE Benfica, abordou o desenvolvimento profissional como fator de motivação, de melhoria e de fixação dos professores da área STEM, recorrendo à plataforma eletrónica Teach for Life e à formação que sustentaram este projeto. Depois da resposta, pelas palestrantes, a algumas questões apresentadas pelos participantes, a Hélder Pais, Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular, coube encerrar o webinar, indo ao encontro das dúvidas e partilhas colocadas pelos docentes, não só acerca do projeto 3C4Life, mas também acerca da educação STEM no currículo.

O webinar “3C4Life - Perspetivas para professores da área STEM” encontra-se disponível no canal Youtube da DGE

 


 

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/3C4lifept

Instagram: https://www.instagram.com/3c4lifept/n

YouTube: https://www.youtube.com/@3c4lifept

Twitter: https://twitter.com/3c4lifept

 


 

Parceria

Menu